Hoje, a professora Ruth Sampaio (prof. de artes) levou nossa sala e mais outra do 2° ano, para darmos um rápido passeio pelo centro de Cruzeiro do Sul, para conhecermos um pouco mais nossa linda cidade.
Visitamos o cáis, a Igreja (Catedral) e fizemos uma visita ao fórum, este onde tem guardado os primeiros jornais, a primeira projetora de cinema da cidade, a balança de pesar borracha, etc.
Tiramos algumas fotos de nosso passeio, e resolvemos colocar aqui, para que você visitante do nosso blog possa conhecer mais sobre a cidade:
Essas são imagens localizadas no teto de uma estrutura do cáis, dizem que como obra de arte vale muito, é, mas está bem descuidada, nossa cidade tem que melhorar nisso.
Teto da Igreja Nossa Senhora da Glória. Construído inteiramente em estilo germânico.
Painel localizado no interior da Catedral, onde ocupa toda a parede do centro. Possui a figura de uma mulher segurando uma criança (Nossa Senhora e o menino Jesus) e um dragão.
Os padres que morrem são cremados e postos nessas espécies de túmulos. Fica localizado dentro da Catedral, em uma salinha, perto de onde os padres ficam para rezar a missa.
Que bela arte são as vidraçarias de nossa Igreja, também feitas em estilo germânico, dão um ar um tanto quanto gótico à Igreja.
Local reservado dentro da Igreja, para aquelas pessoas que vão orar até mesmo sem ser nos dias de missa. Nós nos sentimos calmos quando entramos nesse lugar, traz um sentimento de paz e harmonia.
Este na figura acima, é o Fórum da cidade, entramos em uma sala que antes ainda não conhecíamos, e vimos os primeiros jornais da cidade, o mais antigo datado de 1947:


Carimbo usado por volta de 1945:


Vimos uma balança de pesar borracha, utilizada antigamente pelos seringueiros:
Logo abaixo, a primeira projetora de cinema de nossa cidade:
Achamos muito interessante uma maquete de uma casa que certamente era representação das de antigamente, moradia de seringueiros, olhem como era:
Ah, isso aí na frente da maquete é uma borracha tá, era como ficava após todo o processo da retirada do látex.
Exemplo de relógio de antigamente:
Não sabemos porque, mais o gosto de antigamente nos agrada muito, vamos, vocês têm que concordar conosco, esse relógio antigo não é bem mais bonito do que alguns que temos na atualidade?!
Logo em seguida, alguns retratos de pessoas que deixaram as suas marcas na história de Cruzeiro do Sul:
Lá tem uma mesa com seis cadeiras, e fomos informados que era onde os poderosos da cidade se reuniam para tomar importantes decisões:
Algumas fotos a seguir, escolhidas aleatoriamente por nós, existentes neste local, para mostrar pessoas de alguns anos atrás, e sinceramente gente mudou bastante:
Bom, foi esse nosso passeio, espero que assim como nós vocês tenham aprendido um pouco mais sobre a história de Cruzeiro do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário